Hoje, o SUS oferece atendimento de 29 modalidades de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde):
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics/recursos-teraupeticos
Apiterapia: Prática terapêutica milenar que consiste no uso de abelhas e produtos derivados delas e das colmeias (apitoxinas, mel, pólen, geleia real, própolis) para promoção da saúde e fins terapêuticos.
Aromaterapia: uso de óleos essenciais - concentrados voláteis extraídos da flora - para promoção de saúde física e mental.
Arteterapia: usa a expressão artística para analisar o consciente e o inconsciente do praticante, estabelecer uma comunicação entre profissional e paciente, podendo ser praticada em grupo ou individualmente. Essa prática engloba diversas modalidades: pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, fotografia, tecelagem, expressão corporal, teatro, sons, músicas ou criação de personagens.
Ayurveda: Sistema de medicina indiana que avalia o estado individual baseado no equilíbrio e harmonia entre os cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra), além das teorias fundamentais sobre Doshas (humores), Dhaus (tecidos) e Malas (excreções). A filosofia Ayurvética é complexa e propõe um estilo de vida de autocuidado e prevenção de doenças.
Biodança: estimula a expressão corporal por meio de canto, da música, da dança e de atividades em grupo, buscando aumentar a resistência ao estresse, promover renovação orgânica e melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal.
Bioenergética: adota a psicoterapia corporal como forma dos pacientes liberarem tensões, favorecer a expressão e autoconhecimento dos pacientes.
Constelação familiar: técnica de abordagem sistêmica que representa espacialmente as relações familiares, permitindo identificar questões emocionais do círculo familiar atual e das gerações passadas.
Cromoterapia: aplicação milenas das cores do espectro solar no tratamento de disfunções orgânicas. Usa-se a frequência das cores para restabelecer o equilíbrio do corpo.
Dança circular: combina dança em roda, canto e ritmo na promoção de aprendizagem, interconexão harmoniosa e integração humana.
Geoterapia: utiliza-se argila, barro, lamas medicinais, pedras e cristais de diferentes composições no tratamento. Cada elemento possui energias e propriedades diferentes e a escolha da intervenção visa retomar o equilíbrio físico e emocional.
Hipnoterapia: a técnica somada a um estado de relaxamento e concentração propicia o paciente alcançar uma autoconsciência que ajuda a adequar comportamentos indesejados como medos, fobias, insônia, depressão, angústia, estresse, dores crônicas.
Homeopatia: sistema de tratamento holístico que utiliza substâncias bastante diluídas. O método segue três princípios fundamentais: Lei dos Semelhantes, experimentação no homem sadio e o uso da ultradiluição de medicamentos.
Imposição de mãos: prática secular que utiliza apenas as mãos como instrumento para restabelecer o equilíbrio do campo energético do corpo humano. É entendido que o terapeuta consegue conduzir um fluxo de energia vital (qi ou prana) de forma consciente apenas posicionando as mãos próximo ou sobre o corpo do paciente.
Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde: abordagem mista entre a medicina moderna e os conceitos antroposóficos, sempre avaliando o ser humano a partir da trimembração, quadrimembração e biografia. As intervenções propostas variam de aplicações externas, banhos terapêuticos, terapias físicas, arteterapia, aconselhamento biográfico, quirofonética, entre outras.
Medicina Tradicional Chinesa (MTC): medicina milenar que se baseia principalmente nas teorias: Yin Yang, Cinco elementos e Zang Fu. Dentro da MTC, as terapêuticas mais conhecidas são a acupuntura e a auriculoterapia. Além delas, existem a dietoterapia e as práticas corporais.
Meditação: atividade mental que treina a focalização da atenção contemplativa, reduzindo pensamentos repetitivos e estimulando reorientação cognitiva. Como consequência, favorece o humor, o desempenho cognitivo, o processo de autoconhecimento e o autocuidado. Dentro das meditações, existe a prática Mindfulness (atenção plena).
Musicoterapia: prática expressiva que usa a música e seus elementos na promoção do bem-estar e da comunicação.
Naturopatia: baseia-se em métodos e recursos naturais no cuidado e na atenção à saúde.
Osteopatia: usa as técnicas manuais de manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações), do stretching, dos tratamentos para a disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM), e da mobilidade para vísceras.
Ozonioterapia: uso de uma mistura gasosa de oxigênio e ozônio por vias administrativas variadas. Em doses terapêuticas ajustadas, o potencial terapêutico do ozônio consiste na capacidade de induzir estresse oxidativo controlado e moderado.
Plantas medicinais - fitoterapia: uso de plantas medicinais ou suas partes em formas farmacêuticas diversas, sem isolamento do composto ativo. Os fitoterápicos apresentam interação medicamentosa, efeitos adversos e contraindicações.
Quiropraxia: manipulação de tecidos moles e osteomuscular para correção postural e alívio da dor.
Reflexoterapia: essa terapia assume que existem microssistemas e pontos reflexos nos pés, mãos e orelhas. Quando estimulados os pontos certos, há eliminação de toxinas, redução da dor e promoção do relaxamento.
Reiki: uma prática de imposição de mãos.
Shantala: faz parte da medicina Ayurvética. Praticada há milênios, Shantala é uma massagem feita em bebês para promover o vínculo com os pais, estimular o desenvolvimento da formação da imagem corporal, além de ser um momento de relaxamento, carinho e cuidado.
Terapia Comunitária Integrativa: espaço para criação de redes sociais solidárias, com compartilhamento de experiências, construção de laços sociais e de apoio, reduzindo o isolamento social.
Terapia de florais: uso de extratos líquidos naturais (essências de florais) com ajuste vibratório para harmonizar e equilibrar o indivíduo. Não são fitoterápicos, nem homeopatias e nem drogas.
Termalismo social/crenoterapia: aplicações terapêuticas da água mineral com intuito preventivo e curativo.
Yoga: prática corporal que envolve meditação, controle físico e mental, além da manutenção de foco na respiração e no equilíbrio.
No canal do Youtube da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo tem vídeos explicativos de cada uma das PICS citadas acima. Para acessar o canal, clique aqui.
Importante!
As Práticas Integrativas e Complementares NÃO substituem o tratamento convencional. As PICS são indicadas para complementar os tratamentos e ajudar na promoção do autocuidado.
Referências
Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/pics>.
Recursos terapêuticos PICS. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics/recursos-teraupeticos>.
Saúde Integrativa. Disponível em: <https://prefeitura.sp.gov.br/web/saude/w/atencao_basica/236370>. Acesso em: 16 ago. 2025.
Onde encontrar as PICS?
As PICS são oferecidas em 54% dos municípios brasileiros, estando mais concentradas na atenção primária. Ou seja, caso queira ter acesso à alguma das práticas integrativas, procure a UBS mais próxima para mais informações.
Se você mora na cidade de São Paulo, procure no site da secretaria municipal os locais mais próximos que oferecem as PICS do seu interesse!
Unidades de PICS por região - Secretaria Municipal da Saúde
Busca da modalidade das PICS e região - Secretaria Municipal da Saúde
PICS é ciência!
ObservaPICS: site da Fiocruz com divulgações mensais sobre as evidências científicas das PICS
Mapas de evidências do CABSIN
3º Congresso Internacional em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa. O evento ocorrerá nos dias 15 a 18 de outubro de 2025 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Saiba mais em 3rd WCTCIM ❘ 3rd World Congress on TCIM
Pós-graduação
Residência multiprofissional em PICS da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo SMS-SP
Divulgação de outros projetos de PICS da UNIFESP
Bem te vi @bemteviunifesp
Ser @serunifesp
Centro Mente Aberta @mente_aberta_mindfulness
Florencast @florencastepe