Como parte do Congresso Acadêmico 2025 da Unifesp, a equipe do projeto CUIDAR esteve presente na UMAPAZ, em uma programação voltada ao tema “Emergência Climática e Justiça Social: o compromisso da universidade”. O evento reuniu atividades que integraram conhecimento, cultura e convivência, com rodas de conversa sobre cultura e meio ambiente, o encontro dos estudantes estrangeiros da Unifesp, além de momentos de integração como o sarau cultural, o piquenique comunitário e oficinas de canto e capoeira. A iniciativa reforçou o papel da universidade como espaço de diálogo, diversidade e compromisso com a sustentabilidade e a justiça social.
A meditação, incluída nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS, promove um cuidado integral que abrange corpo, mente e emoções. Ela contribui para reduzir estresse, melhorar o sono, equilibrar emoções e auxiliar no manejo de doenças crônicas. Ao estimular o autocuidado e a consciência de si, fortalece a autonomia do indivíduo e amplia a visão do cuidado em saúde, promovendo qualidade de vida e bem-estar.
Durante o Congresso Acadêmico, o projeto CUIDAR esteve em destaque, apresentando suas ações alinhadas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), voltadas à promoção da saúde por meio das PICS. No evento também teve a apresentação da síntese de evidências sobre a prevenção da violência entre professores e estudantes, desenvolvida em articulação com o Núcleo de Evidências C.A.R.E.