Desde 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) promove uma transformação no modelo de cuidado, buscando acolher e empoderar os usuários. A política valoriza a integralidade da atenção, o protagonismo dos sujeitos e o reconhecimento de diferentes racionalidades médicas.
Nesse contexto, o projeto CUIDAR tem como objetivo promover a saúde e as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Para isso, a metodologia utilizada incluiu:
Realização de entrevistas, grupos focais e reuniões virtuais com profissionais de saúde, gestores e usuários dos serviços.
Organização de vídeos, folders e informações para redes sociais, com foco na promoção da saúde e nas PICS.
Oferecimento anual do curso "Autocuidado e Saúde Integral" para a comunidade.
O Núcleo de Evidências C.A.R.E: Políticas Informadas por Evidências, criado em 2022, é uma rede colaborativa formada pelos seguintes Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Revisão Sistemática, Epidemiologia e Políticas em Saúde (EPE) e CUIDAR: Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares (EPM). Tem por objetivo produzir e traduzir o conhecimento científico para os trabalhadores de saúde, gestores públicos, formuladores de políticas públicas e usuários dos serviços de saúde, com vistas a garantir maior efetividade das políticas públicas e dos programas de saúde, promovendo a maior inserção das evidências científicas produzidas na área, além de formular estratégias de implementação com enfoque em equidade e solidariedade.
O C.A.R.E. possui a expertise para o desenvolvimento de sínteses de evidências; mapas de evidências; diálogos deliberativos; diálogos de políticas; painéis de cidadãos; respostas rápidas; planejamento, execução, monitoramento e avaliação de levantamentos epidemiológicos em saúde; capacitações e treinamentos de recursos humanos e multiplicadores. Tais ações são realizadas em temas relacionados à atenção domiciliar, à prevenção ao suicídio, ao uso de equipamentos de proteção individual, à covid-19 e à formação do corpo de saúde.
O grupo CUIDAR surgiu em 2017, quando a Professora Mariana Cabral Schveitzer orientou dois trabalhos de residentes das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Em 2018, as reuniões passaram a contar com a participação de outros integrantes e mestrandos. No ano seguinte, o grupo se expandiu, reunindo alunos, profissionais de saúde e gestores, além de iniciar uma colaboração com os Mapas de Evidências do CABSIN, em parceria com a BIREME/OPAS e o Ministério da Saúde.
Durante a pandemia, em 2020, o grupo realizou uma pesquisa e elaborou uma cartilha sobre o uso das PICS para trabalhadores do SUS no município de Registro (SP). Já em 2021, foram publicados novos mapas de evidência e, ao longo de todo esse período, o grupo promoveu aulas de revisão, produziu vídeos para o YouTube, materiais informativos e conteúdos para as redes sociais.
Em 2022, ocorreu a publicação do livro de Autocuidado da Professora Mariana Cabral Schveitzer e a criação do curso de autocuidado. Desde então, o curso já formou mais de 500 alunos, e o livro foi traduzido para três idiomas. Conheça mais em www.autocuidado.org
O projeto CUIDAR consolidou-se como um grupo de referência na produção de evidências científicas — incluindo revisões de escopo, mapas de evidência e metassínteses — com impacto direto na tomada de decisão em políticas públicas de PICS.
Entre suas conquistas mais recentes está a publicação de uma História em Quadrinho, desenvolvida a partir de um projeto financiado pelo CNPq, representando um importante avanço na divulgação científica.